Torcida do FC Bayern promove ação para protestar contra preço alto dos ingressos do jogo contra o Arsenal

Südkurve München. Foto/Divulgação: TZ

FC Bayern e Arsenal se enfrentam na próxima terça-feira pela UEFA Champions League em Londres. A partida é válida pela fase de grupos da competição, mas até o momento tem chamado a atenção por outro motivo: o preço dos ingressos.

Um ingresso para o setor de visitante, local em que ficará a torcida do FC Bayern, está custando 64 libras (Cerca de R$ 377,00) e somado ao valor de entrega e outras taxas, o ingresso pode chegar a custar cerca de 100 euros (cerca de R$ 437,00) para os torcedores do FC Bayern que desejem ir a Londres assistir o encontro entre as duas equipes.

O alto valor dos ingressos nos estádios europeus é assunto antigo em Munique e o valor cobrado pelo Arsenal não foi visto com bons olhos pela torcida bávara, que deu início a uma ação contra a pratica de valores abusivos na venda de ingressos para o confronto.

A ação “Um ingresso custa 64 libras, mas sem a torcida o futebol não vale um centavo” fará com que a torcida do FC Bayern só entre no setor destinado aos visitantes em Londres a partir do quinto minuto de jogo. A ideia é protestar contra os altos valores cobrados por ingressos e mostrar aos clubes e dirigentes como a torcida é importante para o futebol.

O movimento foi iniciado pela Clubnr12 e conta com o apoio das outras torcidas integrantes da Südkurve München.

Confira abaixo a tradução do comunicado oficial liberado pela Clubnr12 (alemão) e pelo FC Bayern WorldWide (inglês):

UM INGRESSO CUSTA 64 LIBRAS, MAS SEM TORCIDA O FUTEBOL NÃO VALE UM CENTAVO – AÇÃO DOS TORCEDORES DO FC BAYERN MÜNCHEN EM FAVOR DE INGRESSOS COM PREÇOS ACESSIVEIS NA PARTIDA ENTRE ARSENAL E FC BAYERN NO DIA 20.10.2015.

Não entraremos no setor destinado aos visitantes nos primeiros cinco minutos de jogo na partida entre Arsenal FC e FC Bayern no dia 20 de outubro de 2015. Faremos esta ação para chamar a atenção para os preços excessivos dos ingressos neste jogo. O ingresso mais barato para este jogo da FASE DE GRUPOS custará 64 libras, valor que pode chegar a quase 100 euros se incluirmos taxas e despesa com postagem e entrega.

Esse tipo de cobrança torna impossível a ida ao estádio para jovens torcedores e torcedores com baixa renda. Destrói a cultura de torcida, que é a base do futebol. Na Inglaterra, esse tipo de desenvolvimento já aconteceu.

Nossa ação em Londres não é direcionada apenas a uma partida. Durante as partidas do FC Bayern em casa, os torcedores pagam 30 euros por um único ingresso na categoria mais barata. Se formos comparar, até parece razoável. Mas se olharmos durante a temporada toda, esse valor se torna bem alto, principalmente para os torcedores mais jovens. Na Grécia, os torcedores do Bayern pagaram 50 euros por um ingresso, em Zagreb esse valor será cerca de 40 euros. Se compararmos com os preços praticados pelo Arsenal, esses valores parecem razoáveis, mas durante um jogo das qualificatórias em Zagreb, contra um oponente de menor expressão, os ingressos foram um décimo deste valor.

Queremos protestar contra essa estrutura de cobrança e também pelas mudanças que vem ocorrendo nos estádios. Queremos lembrar os clubes e as associações de suas responsabilidades sociais e alertá-los dos efeitos que todos nós sentiremos, tanto os torcedores quanto os clubes. Expressamos o nosso apoio a campanhas como a “20’s plenty” na Inglaterra e a “Kein Zwanni” na Alemanha. A forma como isso se desenvolveu no futebol inglês deveria ser um exemplo alarmante.

Os primeiros cinco minutos do jogo em Londres serão o que o futuro do futebol reservará se esse tipo de loucura continuar. Lugares vazios nas arquibancadas, sem emoção e sem torcida cantando. Nos 85 minutos seguintes queremos mostrar uma alternativa e o quão importante é para o futebol uma “cultura de torcida” viva e alegre.

Convocamos todos os torcedores do Bayern para participar do protesto e para ajudar a divulgar este protesto. Isso diz respeito a todos nós!

www.clubnr12.org/
www.suedkurve-muenchen.org/
www.facebook.com/Without-Fans-Football-is-not-worth-a-Penny…

TAGS: UCL Arsenal SüdKurve München Clubnr12 FCBWW

PRÓXIMOS JOGOS

  • Bundesliga
    Bayern München
    Köln
    13 de Dezembro
    17h30
    Allianz Arena
    Munique
  • Bundesliga
    Stuttgart
    Bayern München
    16 de Dezembro
    12h30
    Mercedes-Benz Arena
    Stuttgart
  • Copa da Alemanha
    Bayern München
    Borussia Dortmund
    20 de Dezembro
    17h45
    Allianz Arena
    Munique

BUNDESLIGA 2016/17

Classificação Pontos
1 Bayern München 32
2 RB Leipzig 26
3 Schalke 04 25
4 Mönchengladbach 24
TABELA COMPLETA

VÍDEOS

FRAUEN BUNDESLIGA 2016/17

Classificação Pontos
1 Wolfsburg 53
2 Bayern München 49
3 Turbine Potsdam 47
4 Freiburg 44
TABELA COMPLETA

ELENCO

Renato Sanches

Renato Sanches

  • Posição: Meia
  • Número: 35
  • No Bayern desde: Julho/2016
CONHEÇA O ELENCO

FACEBOOK