Central Médica: Entenda a lesão de Tom Starke

Central Médica: Entenda a lesão de Tom Starke

Depois de muitas décadas longe, voltamos com a Central Médica para falar de uma lesão no mínimo curiosa pelo seu nome tão esquisito. O nosso goleiro Tom Starke, lesionou-se no treino desse domingo (19) e se juntou a Pepe Reina e cia no Departamento Médico. Ele foi diagnosticado com uma ruptura do ligamento sindesmose do tornozelo esquerdo e passou por uma cirurgia no dia seguinte. 

Ligamento do quê? Sindes... hã? Calma, nós já vamos explicar o que é e falaremos sobre a lesão.

Para entendermos a lesão precisamos saber primeiro sobre a área lesionada: ligamento sindesmose do tornozelo. A articulação do tornozelo, nas porções distais da fíbula e da tíbia, encontramos uma articulação importante: a articulação tibio-fibular distal (sindesmose). Para mais fácil entendimento, veja a figura abaixo:

Sindesmose

Esses dois ossos compõem a perna: tíbia (osso mais grosso) e fíbula (osso mais fino). Como podem perceber, eles se "encontram" na parte de cima e na parte de baixo. Esse "encontro" da parte de baixo é na região que chamamos de distal, onde a articulação que os liga chama-se sindesmose, a partir dos ligamentos tibio-fibular anterior e posterior, transverso inferior e interósseo.

Essa articulação é importante para dar uma completa estabilidade nessa região e assim, não permitir qualquer movimento. O único movimento que acontece nessas articulações é um movimento de separação e elevação.

Existem vários tipos de lesões que podem acometer na sindesmose, mas no caso do Starke, houve uma ruptura desse ligamento. Nesse caso, há a necessidade da cirurgia para a inserção de um parafuso sindesmótico, procedimento que requer um uso de aparelho ou bota engessada por um período aproximado de 6 a 9 semanas. Após esse período inicia-se o trabalho de reabilitação. Portanto, devido ao longo tempo necessário para o repouso e reabilitação, por se tratar de uma grave lesão, não há ainda uma previsão para o retorno de Starke aos gramados.

TAGS: Desfalque Starke Treinamento Central médica

PRÓXIMOS JOGOS

  • Copa da Alemanha
    Bayer Leverkusen
    Bayern München
    17 de Abril
    15h45
    BayArena
    Leverkusen
  • Bundesliga
    Hannover
    Bayern München
    21 de Abril
    10h30
    HDI-Arena
    Hannover
  • Bundesliga
    Bayern München
    Frankfurt
    28 de Abril
    10h30
    Allianz Arena
    Munique
  • Bundesliga
    Köln
    Bayern München
    05 de Maio
    10h30
    RheinEnergieStadion
    Colônia

BUNDESLIGA 2017/18

Classificação Pontos
1 Bayern München 75
2 Schalke 04 55
3 Bayer Leverkusen 51
4 Borussia Dortmund 51
TABELA COMPLETA

VÍDEOS

ELENCO

Renato Sanches

Renato Sanches

  • Posição: Meia
  • Número: 35
  • No Bayern desde: Julho/2016
CONHEÇA O ELENCO

FACEBOOK