Bayern na Copa - Tolisso, a aposta francesa

Tolisso comemora um de seus gols pelo FC Bayern na temporada (Foto/Reprodução: Mundo Deportivo)

No dia 3 de Agosto de 1994, em Tarare na França, nascia Corentin Tolisso. O nosso personagem na série Bayern na Copa.

 

Tolisso começou a jogar no ano 2000 quando ingressou no Stade Amplepuisien, permanecendo até 2004. No mesmo ano, ingressou no FC Pays de l'Arbresle, onde jogou até 2007.

 

Lyon

 

Aos 13 anos, começou a jogar pelo time juvenil do Lyon. Em agosto de 2013, o treinador Rémi Garde deu a oportunidade para Tolisso jogar no time principal, aos 92 minutos, em uma partida contra o Nice. Sua estreia em uma competição europeia foi acontecer somente em outubro contra o HNK Rijeka, na fase de grupos de UEFA Europa League. Uma semana depois dessa partida, Tolisso assinou um contrato com o time profissional do Lyon, onde permaneceria até 2017.

 

Seu primeiro gol pelo time profissional aconteceu em março de 2014, na partida contra o Bordeaux, pela Ligue 1. Em sua primeira temporada pela equipe principal, Tolisso entrou como substituto quando algum de seus companheiros sofria alguma lesão.

 

Devido a continuada ausência de Gueïda Fofana e a lesão de Clément Grenier, Tolisso teve a oportunidade de aparecer com mais frequência na equipe principal do Lyon. Durante toda a tempora de 2014-15, ele participou de todos os jogos da Ligue 1, com um saldo de 7 gols no total.

 

Já na temporada 2015-16, manteve a sua boa atuação, tendo marcado 5 gols na Ligue 1 e ajudando a garantir o vice-campeonato francês. Isso fez com que na temporada 2016-17, Tolisso capitaneasse o time do Lyon pela primeira vez. O jogador terminou essa temporada tendo jogado 47 jogos, 7 assistências e 14 gols. Isso lhe rendeu uma nomeação no elenco da UEFA Europa League.

 

Toda essa boa forma atraiu os olhares de diversos times, incluindo o Napoli e o Bayern de Munique.

 

Bayern de Munique

 

Em junho de 2017, o Bayern de Munique garantiu a contratação de Tolisso, onde ele permaneceria no clube por 5 anos.

 

Sua estreia pelo Bayern de Munique foi em agosto de 2017, na partida contra o Borussia Dortmund, pela Supercopa da Alemanha. Na Bundesliga, sua estreia ocorreu apenas treze dias depois na partida contra o Bayer Leverkusen. Tolisso também participou da vitória em cima do PSG por 3x1 na Champions League.

 

Tolisso também é a contratação mais cara da história do clube. Foram 42 milhões de euros gastos no jovem francês, ultrapassando outro volante, o espanhol Javi Martínez (que detinha o recorde de 40 milhões euros).

 

Seleção Francesa

 

Tolisso atuou pela seleção francesa SUB-19, SUB-20 e SUB-21, onde chegou a ser o capitão da equipe. Mas a sua linhagem também o tornou elegível para a seleção do Togo, que até tentou convencer o jogador a defender a seleção, mas Tolisso se manteve fiel a França afirmando que havia nascido e crescido lá.

 

Sua primeira convocação para a equipe principal francesa foi em 2017, em uma partida contra Luxemburgo e a Espanha. Participou apenas da partida contra a Espanha, onde entrou substituindo Thomas Lemar aos 80 minutos.

 

Em maio de 2018, foi garantido como um dos 23 jogadores que rumarão para a Copa do Mundo na Rússia.

 

Vai com tudo, Tolisso! Estamos torcendo por você.

 

TAGS:

PRÓXIMOS JOGOS

  • Copa da Alemanha
    Bayern München
    Frankfurt
    19 de Maio
    15h00
    Olympiastadion Berlin
    Berlim

BUNDESLIGA 2017/18

Classificação Pontos
1 Bayern München 75
2 Schalke 04 55
3 Bayer Leverkusen 51
4 Borussia Dortmund 51
TABELA COMPLETA

VÍDEOS

ELENCO

Mana Iwabuchi

Mana Iwabuchi

  • Posição: Atacante
  • Número: 13
  • No Bayern desde: Julho/2014
CONHEÇA O ELENCO

FACEBOOK