Bayern na Copa: Thiago

Thiago Alcântara do Nascimento, nasceu em 11 de abril de 1991, em San Pietro Vetinoco, na Itália. Apesar de ter nascido na Itália, Thiago é brasileiro, pois seus pais são brasileiros. Já a sua cidadania espanhola se deu devido ao fato de ele ter passado a maior parte da infância na Espanha.

 

Carreira

 

Aos 5 anos de idade, em 1995-96, Thiago entrou para o time juvenil do Flamengo, no Rio de Janeiro. Mas, mudou-se para a Espanha, onde passou a jogar no time infantil do Ureca. Em 2001, retornou ao Flamengo, onde permaneceu no clube até 2005, quando um olheiro do Barcelona o chamou para jogar no time espanhol. Onde jogou pelo time juvenil até 2008.

 

Barcelona

 

Em 2009, Thiago recebeu a sua primeira oportunidade de jogar no time principal do Barcelona. Em uma partida contra o RCD Mallorca, entrou substituindo um companheiro da equipe.

 

Thiago só foi começar a aparecer mais nos jogos na temporada de 2010/11. E a medida que ia mostrando o seu futebol, conquistava a confiança do técnico e tornou-se titular definitivo. Seu primeiro gol pela equipe veio em fevereiro de 2010, em uma partida em casa contra o Racing Santander. O gol ajudou a manter o placar da vitória em 4x0.

 

Ao final de sua primeira temporada como titular, seu saldo foi de 17 jogos, 3 assistências e 3 gols.

 

Thiago Alcântara também brilhou na Copa Audi, em julho de 2011, quando marcou 3 gols, consagrando o Barcelona o time campeão. No final do torneio, Thiago foi premiado como o Melhor Jogador.

 

Bayern de Munique

 

No dia 14 de julho de 2013, Thiago Alcântara chegou em Munique a pedido do ex-técnico, Pep Guardiola. No Bayern de Munique, ele recebeu a camisa de número 6.

 

Sua estreia no Bayern foi em uma derrota por 2x4 na Supercopa da Alemanha para o Borussia Dortmund. Em agosto de 2013, jogou o seu primeiro jogo pela Bundesliga. Mas o seu gol pelo time bávaro só viria em dezembro de 2013, na final do Mundial de Clubes, contra o Raja Casablanca, selando a vitória do Bayern com o placar de 2x0.

 

Um dos grandes feitos de Thiago Alcântara pelo Bayern foi o recorde que o mesmo estabeleceu. Na temporada de 2013/14, Thiago bateu o recorde de 185 toques de bola em uma temporada da Bundesliga.

 

Thiago se destacou pelas diversas assistências em gols. Uma das mais memoráveis foi uma assistência que deu para Claudio Pizarro marcar o primeiro gol da equipe, no jogo contra o VfB Stuttgart. Devido a uma lesão no ligamento do joelho no jogo contra o 1899 Hoffenheim.

 

Um ano depois, já recuperado de sua lesão, Thiago voltou ao campo substituindo Lahm na partida vitoriosa contra o Borussia Dortmund. Alguns dias depois, na partida pelas quartas de final da DFB Pokal, Thiago substituiu Lahm novamente. A partida chegou aos pênaltis e Thiago marcou o pênalti que deu a vitória ao Bayern de Munique.

 

Após rumores que com a saída de Pep Guardiola do time, Thiago também sairia, o jogador declarou que se sentia muito bem no clube e acabou com as dúvidas quando assinou um novo contrato com o clube, permanecendo por mais quatro anos.

 

Seleção Espanhola

 

Sua primeira aparição na seleção da Espanha foi em 2011, em um amistoso contra a Itália. Já o seu primeiro jogo competitivo foi em jogo que valia a classificação para a Euro 2012, contra o Liechtenstein. A Espanha venceu o jogo com o placar de 6x0.

 

O primeiro gol de Thiago pela seleção espanhola só veio em 2017, na partida contra a Albânia em uma partida pelas eliminatórias da Copa do Mundo.

 

Em maio de 2018, Thiago foi convocado para fazer dos 24 jogadores que irão defender a Espanha na Copa do Mundo da Rússia.

 

Que a sorte esteja com você, Thiago.

TAGS: Copa do Mundo Thiago Alcântara Especiais

PRÓXIMOS JOGOS

  • Copa da Alemanha
    Bayern München
    Frankfurt
    19 de Maio
    15h00
    Olympiastadion Berlin
    Berlim

BUNDESLIGA 2017/18

Classificação Pontos
1 Bayern München 75
2 Schalke 04 55
3 Bayer Leverkusen 51
4 Borussia Dortmund 51
TABELA COMPLETA

VÍDEOS

ELENCO

Franck Ribery

Franck Ribery

  • Posição: Meia
  • Número: 7
  • No Bayern desde: Julho/2007
CONHEÇA O ELENCO

FACEBOOK