Bayern na Copa - Boateng, o zagueiro decisivo

Boateng2

 

Em 3 de setembro de 1988, na Berlim Ocidental, nascia Jérôme Agyenim Boateng. Ele é o nosso personagem da série Bayern na Copa.

Carreira

 

Em 1994, Boateng começou a sua carreira do Tennis Borussia Berlin, onde permaneceu até 2002, quando entrou para o Hertha BSC.

 

Logo após a sua estreia no time jovem, ele jogou pelas reservas do time por uma temporada antes de ser chamado para o time principal em 31 de janeiro de 2007. Sua estreia foi contra o Hannover 96, na 19ª rodada da Bundesliga de 2006-07. Não demorou muito para que ele se tornasse titular na equipe, mesmo tendo apenas 18 anos.

 

Hamburguer SV

 

Ainda em 2007, Boateng foi transferido para o Hamburguer SV onde, durante dois anos obteve uma taxa de sucesso alta, tornando-se parte importante da defesa do time na temporada de 2008-09. Durante essa temporada, Boateng viu seu time concorrer ao título da Bundesliga e alcançar as semifinais da Liga Europa.

 

Já na temporada de 2009-10, Boateng conseguiu seu lugar na seleção alemã depois de impressionar o técnico enquanto jogava pelo Hambuguer, garantindo a sua participação na Copa do Mundo de 2010.

 

Manchester City

 

Em 5 de junho de 2010, o Manchester City confirmou a transferência de Boateng com um contrato de cinco anos. No City, ele vestiu a camisa com seu número favorito, o 17. Sua estreia foi em um amistoso durante a pré-temporada contra o Valência no primeiro tempo, onde ficava alternando entre zagueiro e lateral direito com seu companheiro de clube, Micah Richards. Neste mesmo jogo, em uma corrida pelo lado direito, deu assistência para que Gareth Barry marcasse o gol da partida.

 

Na semana que antecedeu o início da temporada na Premier League, Boateng rasgou um tendão no joelho esquerdo em um amistoso da seleção alemã contra a Dinamarca, que acabou sendo agravado no voo de volta para casa, quando ele colidiu com um carrinho de bebidas.

 

Sua estreia na Premier League só aconteceu em 25 de setembro de 2010, em uma substituição na partida contra o Chelsea. Em sua única temporada pelo City, Boateng venceu a FA Cup de 2010-11, mesmo não sendo membro da equipe original.

 

Bayern de Munique

 

Em junho de 2011, Boateng expressou seu desejo de deixar o Manchester City pelo Bayern de Munique, afirmando que jogar pelo time da Baviera aumentaria suas chances de jogar regularmente pela seleção alemã. Também afirmou que se sentia frustrado por jogar quase exclusivamente como lateral direito.

 

Em 14 de julho de 2011, o Bayern de Munique confirmou a transferência de Boateng, onde ele também iria jogar com a camisa 17. Sua estreia foi em 27 de julho de 2011, substituindo o Rafinha na Audi Cup.

 

Já a estreia na Bundesliga, pelo Bayern de Munique, foi em 6 de agosto, com uma derrota em casa contra o Borussia Mönchengladbach. A derrota se deu devido à um erro entre ele e o novo goleiro do time, Manuel Neuer. O Bayern terminou a temporada de 2011-12 como vice-campeão da Bundesliga, da DFB Pokal e da Champions League.

 

Já na temporada 2012-13, Boateng era membro regular da equipe. Seu primeiro gol pelo Bayern de Munique foi em uma partida contra o Fortuna Düsseldorf. Com um cruzamento de Phillip Lahm, Boateng deu uma cabeçada certeira. Seu segundo gol pela equipe foi de voleio, aumentando o placar da goleada contra o FC Nürnberg.

 

No ano de 2013, o Bayern de Munique ganhou a Bundesliga, a DFB Pokal, a Champions League, a Supercopa da Alemanha e o Mundial de Clubes, com participções muito boas do zagueiro, atuando juntamente com o brasileiro Dante.

 

Com a chegada de Pep Guardiola, Jérôme conseguiu melhorar seu jogo, com grandes atuações, o zagueiro evoluiu em fundamentos como passes de curta e média distância, tornando-se um dos pilares do clube até os dias atuais.

 

Sob a batuta do treiandor, também chegou ao seu primeiro gol em uma competição europeia. Foi na temporada 2014-15 da Champions League contra seu antigo clube, Manchester City. Também marcou na goleada de 7x0 em cima do Shakthar Donetsk e em outra goleada contra o Porto, por 6x1.

 

Em 18 de dezembro de 2015, Boateng assinou um novo contrato com o Bayern de Munique, permanecendo no clube até 2021. O atleta é agenciado pela Roc Nation Sports, que pertence ao rapper Jay Z.

 

Seleção Alemã

 

Boateng jogou pela seleção alemã Sub-17, Sub-19 e Sub-21. Em 5 de julho de 2007, ele foi convocado pelo treinador Frank Engel para a Liga Europa da UEFA sub-19, na Áustria. Já na equipe sub-21, ganhou a Liga Europa da UEFA Sub-21 em 2009.

 

Sua estreia pela seleção principal foi em 2009, em uma partida contra a Rússia. Porém, sua estreia foi marcada por sua expulsão, tornando-se o primeiro jogador alemão a ser expulso em sua primeira partida. Apesar desse começo, Boateng foi convocado novamente.

 

Joachin Löw, incluiu Boateng na lista final de convocados para a seleção que disputaria a Copa do Mundo de 2010. Em 23 de junho de 2010, Boateng jogou contra o seu irmão, Kevin-Prince que representava a seleção da Gana.

 

Boateng jogou consecutivamente pela seleção alemã, fazendo parte das goleadas contra a Inglaterra (4x1) e Argentina (4x0). Também jogou na partida contra a Espanha, onde o placar de 1x0 classificou os espanhóis.

 

Na disputa pelo terceiro lugar na Copa, Boateng foi destaque na partida contra o Uruguai, após dando assistência para Marcell Jansen marcar seu segundo gol.

 

Em 2014, na Copa do Mundo no Brasil, Boateng e seu irmão se enfrentaram novamente, pela fase de grupos. Ele esteve também no jogo das semifinais contra o Brasil, que resultou na goleada de 7x1. No jogo final, contra a Argentina, desempenhou um papel importantíssimo com Matt Hummels, cometendo somente uma falta durante os 120 minutos de jogo. Alguns veículos de imprensa o nomearam o Homem do Jogo apesar de, oficialmente, o Homem do Jogo ter sido Mario Götze, autor do gol do título.

 

Aguardamos você na Rússia, Boateng. Boa Sorte!

 

TAGS: Copa do Mundo Especiais Jerôme Boateng

PRÓXIMOS JOGOS

  • Copa da Alemanha
    Bayern München
    Frankfurt
    19 de Maio
    15h00
    Olympiastadion Berlin
    Berlim

BUNDESLIGA 2017/18

Classificação Pontos
1 Bayern München 75
2 Schalke 04 55
3 Bayer Leverkusen 51
4 Borussia Dortmund 51
TABELA COMPLETA

VÍDEOS

ELENCO

Mats Hummels

Mats Hummels

  • Posição: Zagueiro
  • Número: 15
  • No Bayern desde: Julho/2016
CONHEÇA O ELENCO

FACEBOOK