Bayern na Copa: Lewandowski, nascido para fazer gols

Em 21 de agosto de 1988 em Varsóvia, na Polônia, nascia Robert Lewandowski. Provindo de uma família de desportistas, onde o pai era judoca e a mãe jogadora de vôlei, o caminho para os esportes já estava no DNA dele.

Carreira

Lewandowski começou sua carreira em 1997 no MKS Varsovia Warsaw, onde permaneceu até 2004. Em 2005, ele foi para o Delta Warsaw, onde finalmente conseguiu jogar no primeiro time e marcou 4 gols em sua estreia. O potencial para gols já começava a aparecer.

Na temporada de 2006/2007, já jogando na terceira divisão polonesa pelo Znicz Pruszków, Lewandowski se tornou o maior goleador marcando 15 gols durante a temporada, feito que fez com o time fosse promovido para a segunda divisão. Na temporada seguinte, ele foi o artilheiro com 20 e um gols marcados.

Já em junho de 2008, Lewandowski assinou um contrato de um milhão e meio de złoty com o Lech Poznań. No início do mesmo mês o agente do jogador, Cezary Kucharsk, o havia oferecido para seu antigo time: Sporting Gijón, que havia acabado de ser promovido para a primeira divisão da liga espanhola. Mas o Sporting rejeitou o jogador.

A sua partida de estreia pelo Lech foi em julho de 2008, em uma substituição durante uma partida eliminatória da Liga Europa, contra o Khazar Lenkoran do Azerbaijão. O único gol da partida foi feito por Lewandowski.

Na sua estreia na primeira divisão polonesa, Lewandowski já estreou mostrando seu potencial. Em um jogo contra o GKS Bełchatów, quatro minutos após entrar em campo no segundo tempo, Lewandowski fez um gol. Logo em sua primeira temporada, ele ficou em segundo lugar como artilheiro, tendo marcado 18 gols em 42 jogos. Na próxima temporada, ele foi o artilheiro com 18 gols, ajudando seu time a vencer o campeonato de 2009-10. E foi com esse título que sua história começou a mudar.

Borussia Dortmund

Ao perceber o potencial que o jovem Lewandowski possuía, o Borussia Dortmund resolveu investir no jogador. Com um contrato equivalente a 4,5 milhões de euros, em junho de 2010, Lewandowski assinou um contrato de quatro anos com o time. Em 19 de setembro do mesmo ano, ele marcou seu primeiro gol durante o Revierderby contra o Schalke 04, fazendo com o que o placar alcançasse 3x0.

Foi devido a uma lesão de Lucas Barrios, na temporada de 2011-12, que Lewandowski conseguiu ter uma oportunidade. Ele foi ascendido a titular no time e respondeu à altura. Na primeira rodada da Pokal, contra o SV Sandhousen, Lewandowski marcou dois gols no placar que ficou em 3x0.

Já na temporada de 2011-12 da Bundesliga, o polonês abriu seu saldo de gols na partida contra o FC Nürnberg. No dia 1º de outubro, Lewandowski marcou 3 gols e deu uma assistência para Mario Götze ampliar o placar contra o Augsburg. O Borussia Dortmund chegou ao segundo lugar na tabela da Bundesliga em uma partida contra o o FC Köln. A partida terminou em 5x0.

Devido a sua performance e desempenho, Robert Lewandowski levou o prêmio de Melhor Jogador da Polônia em 2011. E, até os dias de hoje, ele continua levando esse prêmio.

No último jogo da temporada do Borussia Dortmund, na final da Pokal, o polonês fez um hat-trick em cima do Bayern de Munique, dando ao time uma vitória de 5x2 e garantido a taça da Pokal e a Bundesliga. Durante seu tempo no Borussia Dortmund, Lewandowski foi um jogador fundamental para o time. Em 2013, no jogo de semifinal da Champions League contra o Real Madrid, Lewandowski fez os quatro gols do time na partida, sendo o primeiro jogador da história a realizar esse feito.

Bayern de Munique

Com o contrato com o Borussia Dortmund chegando ao fim e sem intenções de renovação, em 4 de janeiro de 2014 Lewandowski assinou o contrato de cinco anos com o Bayern de Munique. Seu primeiro dia na equipe seria em 1º de julho. Sua partida de estreia foi logo na pré-temporada, onde marcou seu primeiro gol pelo Bayern.

Já a sua estreia competitiva foi em uma partida da Super Copa da Alemanha contra o Borussia Dortmund. Infelizmente, o placar foi negativo para o time da Baviera, sendo 2x0 para o BVB.

Lewandowski sempre se mostrou uma peça fundamental para a abertura de placar ou a ampliação do mesmo. No jogo de volta das oitavas de final da Champions League, o polonês abriu o placar que deu cabo a goleada de 7x0 contra o Shakhtar Donetsk. Voltou a ser decisivo, também em uma partida de Liga dos Campeões, contra o FC Porto, abrindo o placar do que iria virar uma goleada por 6x1.

Um de seus maiores feitos no Bayern de Munique foi em uma partida contra o Wolfsburg onde, substituindo o colega de equipe Thiago Alcântara, Lewandowski marcou os 5 gols da partida em nove minutos.

Sua trajetória no Bayern é marcada de bons momentos, boas assistências e muitos gols. Em março de 2017, o polonês atingiu a marca de 100 gols pelo time. Ao final da temporada 2016-17, ele contabilizou 42 gols em 47 partidas.

No final de 2016, em meio a rumores sobre sua saída do clube para ir jogar no Real Madrid, Lewandowski retirou a dúvida da torcida quando assinou um contrato com o Bayern de Munique. Mantendo assim um vínculo com o clube até 2021.

Seleção Polonesa

Lewandowski fez três aparições na Seleção da Polônia Sub-21, mas em nenhuma delas marcou um tento. Isso não impediu que ele chegasse à seleção principal.

Sua primeira aparição na seleção principal foi em um jogo, três semanas após seu aniversário de 20 anos, contra a seleção de San Marino. Lewandowski entrou substituindo o colega de equipe, Marek Saganowski, e marcou um gol.

Na Eurocopa de 2012, em um jogo contra a Grécia, fez o primeiro gol da competição e foi eleito o Homem do Jogo. Em 2014 ele assumiu o posto de capitão da seleção polonesa, substituindo Jakub Błaszczykowski.

Em 2016, seu desempenho foi crucial para que a Polônia avançasse para as quartas de final da Eurocopa, em uma campanha inédita para os poloneses. No ano de 2017, fez com que seu país se classificasse para a Copa do Mundo na Rússia.

Não há dúvidas de que Robert Lewandowski é um jogador importantíssimo, tanto para a sua seleção quanto para o Bayern de Munique. Queremos ver o brilho e os gols que farão da Polônia uma das seleções mais comentadas dessa Copa que está por vir.

Vai com tudo, Lewandowski!

 

TAGS:

PRÓXIMOS JOGOS

  • Copa da Alemanha
    Bayern München
    Frankfurt
    19 de Maio
    15h00
    Olympiastadion Berlin
    Berlim

BUNDESLIGA 2017/18

Classificação Pontos
1 Bayern München 75
2 Schalke 04 55
3 Bayer Leverkusen 51
4 Borussia Dortmund 51
TABELA COMPLETA

VÍDEOS

ELENCO

Melanie Leupolz

Melanie Leupolz

  • Posição: Meio-campo
  • Número: 8
  • No Bayern desde: Julho/2014
CONHEÇA O ELENCO

FACEBOOK