Em entrevista, Jupp Heynckes fala sobre os planos para a temporada

Jupp Heynckes concede entrevista e fala sobre a segunda fase da temporada

Tem sido uma temporada quase perfeita até agora, já que o Bayern lidera a Bundesliga e está bem encaminhado na Champions League e na DFB-Pokal. Entretanto, Jupp Heynckes sente a necessidade de deixar claro para seus jogadores que o time "precisa se manter firme no curso". Em entrevista ao site oficial do Bayern, o técnico fala sobre suas expectativas para a segunda etapa da temporada e revela alguns planos para a jornada ser bem sucedida. Confira!

fcbayern.de: Qual jogador tem surpreendido mais neste temporada?
Jupp Heynckes: Eu não quero destacar ninguém, embora eu admita que tenha um ou dois que merecem lá seus méritos. Toda a equipe tem trabalhado junta de forma exemplar, inclusive aqueles que não jogaram tantas vezes assim. Isso tem sido muito bom.

fcbayern.de: Javi Martinez está melhor a cada jogo. Como você avalia o seu progresso?
Jupp Heynckes: O público e os meios de comunicação podem ver agora por que eu lutei por ele tão fortemente. Ele é exatamente o jogador que precisamos para a posição no meio-campo defensivo. Javi tem uma notável capacidade e personalidade como jogador. Ele está muito bem integrado agora e é uma das principais razões da nossa excelente defesa. Javi será um dos destaques do Bayern nos próximos anos.
 
fcbayern.de: O goleiro Manuel Neuer levou apenas sete gols na Bundesliga até agora, mas isso não impediu que rolasse um debate questionando se se ele era o melhor para a Alemanha. O que você acha disso?
Jupp Heynckes: Neuer é um goleiro excepcional, todos puderam ver isso no jogo contra o Augsburg pela DFB-Pokal. Eu sempre acreditei que ele é o número um absoluto na Alemanha. E olhando para o mundo inteiro, eu acho que o único goleiro em um nível semelhante a ele é Iker Casillas.

fcbayern.de: Haverá mudanças na equipe em janeiro?
Jupp Heynckes: Matthias Sammer indicou que poderemos emprestar o jovem Mitchell Weiser, mas não sei como as coisas estão. Acho que nada mais.

fcbayern.de: Vamos falar de você agora, pessoalmente. Durante as partidas, muitas vezes você vai para a beira do campo e emite instruções. Quais são as suas reações e sentimentos durante uma partida?
Jupp Heynckes: Eu assisto e analiso o nosso jogo em cada fase, o que me permite tomar as decisões certas no momento certo. Nem sempre funciona, mas vejo que está dando certo nesta primeira metade da temporada. Nós usamos as substituições tanto para proteger a liderança como para virar o jogo. Por exemplo, no jogo contra Augsburg pela Pokal, as coisas se complicaram quando Ribéry foi expulso, mas coloquei em campo Martinez, Mandzukic e Müller, que nos deram mais velocidade e energia. Eu tenho que fazer uso total do nosso plantel. Em cada partida.

fcbayern.de: Você dá conselhos a seus jogadores antes da partida começar?
Jupp Heynckes: Eu ocasionalmente falo com um ou dois deles, mas você não deve sobrecarregar seus jogadores com informação. A coisa mais importante nos últimos minutos antes do jogo é a calma. Todos os envolvidos sabem disso.
 
fcbayern.de: Você fica nervoso antes dos jogos?
Jupp Heynckes: Nervoso é a palavra errada, tenso seria melhor. No entanto, isso varia de jogo para jogo, independentemente dos nossos adversários ou a importância da partida. No dia que antecede um jogo, eu sinto se os meus jogadores estão focados ou se não estão, simplesmente por vê-los durante o jantar ou na sala de descanso.

fcbayern.de: Como você tenta corrigir os problemas?
Jupp Heynckes: Eu adapto o jeito de falar com a equipe, de acordo com o atual estado. Às vezes eu sou mais emocional, às vezes mais factual. É vital para um treinador, mostrar o maior número de facetas e não a mesma coisa de sempre.

fcbayern.de: Você se recupera facilmente dos jogos?
Jupp Heynckes: Como jogador, eu mal conseguia dormir a noite inteira depois dos jogos. Mas hoje em dia eu me recupero muito rapidamente, porque eu sei que uma melhor análise terá de ser feita no dia seguinte.

fcbayern.de: Olhando para a segunda metade da temporada, o título da Bundesliga ainda é a prioridade absoluta?
Jupp Heynckes: Sim, é a competição mais honesta. A Bundesliga tem prioridade. Estamos indo para cima com tudo o que temos e estamos em um bom caminho, mas temos que continuar assim! Agora quanto a Champions League e a DFB-Pokal nós vamos nos comportar de acordo com a situação que nos for apresentada.

fcbayern.de: Jerome Boateng está suspenso para as oitavas de final da Champions League e Holger Badstuber está lesionado. Você vai colocar sua fé em Daniel van Buyten?
Jupp Heynckes: Van buyten tem estado frequentemente indisponível até agora devido a lesões e dois surtos de gripe. Assim que ele se estiver em forma, eu vou obviamente usá-lo com uma frequência muito maior, o que vai deixá-lo no ritmo de jogo que ele precisa antes de enfrentar o Arsenal. No entanto, com exceção das oitavas de final da Champions League, Jerome Boateng tem um papel importante em meus planos.

Tradução por: Brian Sandes

TAGS: Bundesliga DFB-Pokal UCL Jupp Heynckes Entrevista

PRÓXIMOS JOGOS

  • Bundesliga
    Hertha Berlin
    Bayern München
    1º de Outubro
    10h30
    Olympiastadion Berlin
    Berlim

BUNDESLIGA 2016/17

Classificação Pontos
TABELA COMPLETA

VÍDEOS

FRAUEN BUNDESLIGA 2016/17

Classificação Pontos
1 Wolfsburg 53
2 Bayern München 49
3 Turbine Potsdam 47
4 Freiburg 44
TABELA COMPLETA

ELENCO

Franck Ribery

Franck Ribery

  • Posição: Meia
  • Número: 7
  • No Bayern desde: Julho/2007
CONHEÇA O ELENCO

FACEBOOK