Bayern inicia a temporada 2016/2017

Com gente nova, Bayern começa temporada 2016-2017 (Foto / Divulgação: FC Bayern)

A temporada 2016/17 começa com ares de novidade para o Bayern. A base do elenco está mantida, mas agora um novo comandante promete trazer novidades ao torcedor.

Depois de três temporadas no comando do clube, o FCB tem novo treinador. Carlo Ancelotti vem para substituir o catalão. Em sua primeira temporada, Carlo encontra uma equipe bem forte, mas que tem uma ponto fraco: as lesões.

As lesões de Robben e Renato Sanches –recém-chegado – já deixam o torcedor bávaro com o cabelo em pé. Robben começou a pré-temporada com o clube, mas se machucou logo na primeira partida. Uma lesão que o deixa de fora até setembro. Já Renato foi um caso mais estranho. A lesão foi diagnosticada em um de seus primeiros treinos com o clube, mas uma contusão sofrida na final da Euro o impede é o que lhe impede de atuar.  A boa notícia foi a recuperação de Badstuber. O atleta conseguiu voltar e realizar a pré-temporada com o restante dos jogadores. Holger, em forma, será um jogador muito importante para a rotação do elenco bávaro.

Falando em elenco, o atual tetra-campeão alemão terá para a sua temporada 25 nomes. Em relação à temporada passada, três baixas: Mario Götze e Sebastian Rode, que deixaram o Bayern e foram para o Borussia Dortmund, além do zagueiro Benatia, que deixou a Alemanha e voltou para a Itália, assinando, desta vez, com a Juventus. Para suprir estas ausências, o clube alemão investiu 70 milhões de euros e trouxe ótimos jogadores: Mats Hummels e Renato Sanches. Mats, depois de quase 8 anos, retorna ao clube que o revelou, agora mais maduro; experiente, já campeão do mundo, além de ter sido capitão dos auri-negros, o que dá ao elenco mais um líder.
Renato é uma aposta. O atleta foi peça-chave na campanha do Benfica na temporada passada, na qual equipe alcançou as quartas de final da Champions League, sendo eliminado pelo próprio Bayern e o título português. É uma esperança para equipe. Renato foi o jogador benfiquista com mais desarmes pela equipe em todo o torneio europeu. Apesar desta característica, o jogador pode atuar facilmente em todas áreas do meio-campo, podendo ser uma espécie de coringa. Pelo vigor físico e também pelo visual, Renato Sanches já chegou a ser comparado com Edgar Davids, famoso jogador holandês que esteve ativo entre os anos 90 e e 2000.

Entre os jogadores, as principais novidades são Hummels e Renato Sanches

E não é só em Renato Sanches que as esperanças da equipe número um da Baviera são depositadas. Muitos atletas jovens, que participaram da pré-temporada com Carlo, estão na lista: Dorsch, Benko e Green buscam seu lugar no clube, principalmente o último citado. Julian Green. O americano foi promovido aos profissionais do clube em 2013, mas até agora não se firmou. Chegou a ser parte do elenco campeão mundial com o clube, porém logo foi emprestado para outros clubes. O HSV foi o seu último. Dorsch e Benko, ambos com 18 anos, foram promovidos do FCB II.

Última chance? Julian Green deverá ser o reserva imediato de Lewandowski (Foto / Reprodução: FC Bayern)

Na temporada, o Bayern disputará quatro títulos. O primeiro deles já será neste domingo: a DFL Supercup. Os bávaros vão visitar o Borussia Dortmund e tentar conquistar o caneco que não levam desde a temporada 2012/13.

As outras competições são: Bundesliga, UEFA Champions League e DFB-Pokal. Nas competições nacionais, muita expectativa. O Bayern pode, finalmente, encontrar um grande concorrente, e ele nem é tão desconhecido assim: o Borussia Dortmund. Os auri-negros quebraram o recorde de transferências de um clube alemão em uma temporada. Além dos dois jogadores que eram do Bayern, trouxeram André Schürrle, Bartra, Raphael Guerreiro e Dembélé. É bem verdade que perderam Mkhytarian e Gündogan, mas a permanência de Aubameyang é outro fator que faz a equipe ser a grande concorrente do Bayern aos títulos nacionais. Schalke 04 corre por fora. Não só pela dupla Bayern e Borussia estarem algumas prateleiras acima, mas também pelo seu jejum de títulos. A equipe nunca venceu a Bundesliga em sua era moderna e o último título relevante foi em 2011, uma Copa da Alemanha.

Na Champions League, o torcedor bávaro viu na última temporada que outro time poderá lhe ameaçar, além da já conhecida dupla Real e Barcelona: o Atlético de Madrid. Os comandados de Simeone eliminaram a equipe bávara, em uma das vitórias mais dolorosas na era recente do clube. Os bávaros venceram por 2 a 1, mas precisavam de mais um gol para avançar a final. Em outras temporadas, o clube também perdeu para dois times espanhóis já citados: Real Madrid (treinado por Carlo Ancelotti) e Barcelona, em 13-14 e 15-16, respectivamente.

Além dos três espanhois, quem também surge como um time que pode impedir o sonho do título do Bayern são as novas potências financeiras, que buscam se tornarem potências do futebol: Manchester City e PSG. Os ingleses já poderão pegar o Bayern na primeira fase do torneio, pois terminaram em quarto na Premier League da temporada passada, e agora, terão Pep Guardiola, enquanto os franceses buscam algo novo para surpreenderem o mundo.

Ancelotti fará sua primeira temporada pelo FC Bayern (Foto / Divulgação: FC Bayern)

Como já foi dito, o treinador desta temporada será Carlo Anecelotti. O italiano jé é consagrado no futebol e conta com marcas expressivas. Campeão nacional na França, na Itália, na Inglaterra e na Espanha, o treinador conta com um aproveitamento excelente em finais de Champions League: foram 4 finais disputadas e três títulos.

Ancelotti conta com um elenco qualificado. Não à toa, o Bayern é considerado uma das melhores equipes do mundo, ao lado de Barcelona e Real Madrid. Jogadores de escalão mundial em todas as faixas do campo, junto a uma mentalidade vencedora, e ainda faminto por conquistas.

Opinião:

João Rafael:

O clube tem um novo desafio. É compreensível que Ancelotti passará por um período de adaptação, tanto ao clube quanto ao futebol alemão. Acredito que esta união tenha tudo pra dar certo. Ele é um treinador vencedor e muito próximo da mentalidade de jogo de Jupp Heynckes, o que deixa o torcedor mais esperançoso. Poderemos ver um Bayern mais objetivo e letal. Para mim, os destaques da temporada serão Arturo Vidal e Franck Ribéry.

Colaboração de Brian S.

TAGS: Bundesliga DFB-Pokal Champions league Ancelotti

PRÓXIMOS JOGOS

  • Bundesliga
    Hertha Berlin
    Bayern München
    1º de Outubro
    10h30
    Olympiastadion Berlin
    Berlim

BUNDESLIGA 2016/17

Classificação Pontos
TABELA COMPLETA

VÍDEOS

FRAUEN BUNDESLIGA 2016/17

Classificação Pontos
1 Wolfsburg 53
2 Bayern München 49
3 Turbine Potsdam 47
4 Freiburg 44
TABELA COMPLETA

ELENCO

Arjen Robben

Arjen Robben

  • Posição: Ponta-direita
  • Número: 10
  • No Bayern desde: Agosto/2009
CONHEÇA O ELENCO

FACEBOOK