Bayern vence Colônia e amplia vantagem na liderança da Bundesliga

O FC Bayern foi até ao RheinEnergieStadium para enfrentar o Colônia pela 23ª rodada da Bundesliga. O time da casa não perdia jogando em seus domínios desde abril do ano passado. Mas com gols de Javi Martínez, Bernat e Ribéry, o gigante bávaro venceu por 3 a 0 e ampliou a vantagem na liderança da competição graças ao empate do Leipzig com Augsburg.

Pensando na partida de terça contra o Arsenal pela UEFA Champions League, o técnico Carlo Ancelotti ressaltou na coletiva da véspera da partida a possibilidade de mudanças na equipe. “Vai ser um jogo difícil amanhã, Colônia tem uma boa organização, mas estou confiante em nossas escolhas”, disse o treinador.

Sendo assim, Ancelotti preservou alguns jogadores na escalação inicial. Tradicionalmente titulares, Hummels, Xabi Alonso e Robben ficaram no banco. Bernat (entrando na lateral esquerda, com Alaba indo para a zaga), Muller e Coman foram as novidades entre os 11 que começaram o jogo. Apenas Jérôme Boateng ainda continuou de fora até do banco de suplentes.
No começo da partida, a equipe bávara começou em seu já tradicional 4-2-3-1, com Coman atuando mais pelo lado direito e Douglas Costa pela esquerda, com Muller próximo de Lewandowski no ataque.

A primeira pontada de ataque porém se deu com o Colônia aos seis minutos. Zoler aproveitou raro vacilo de Lahm pelo lado direito e roubou-lhe a bola. Ao tentar o cruzamento Neuer se esticou todo e antecipou a chegada do ataque adversário. Logo na sequência, em jogada um pouco semelhante, Coman buscou o fundo pelo lado direito e lançou na área. A zaga cortou antes da chegada de Lewandowski.

Antes mesmo dos 10 minutos o Bayern tentou algumas finalizações ao gol, com Coman e Alaba, este em cobrança de falta, mas as duas foram bloqueadas pela defesa adversária. Em outra finalização porém veio a primeira grande chance de gol bávara. Aos 16 minutos, Douglas Costa saiu da esquerda e, pelo meio, cortou para a canhota e bateu colocado no canto direito, mas Kessler fez boa defesa e mandou para escanteio.

Aos 18 minutos o Colônia teve uma grande chance de abrir o placar, mas Manuel Neuer mostrou porque é o melhor goleiro do mundo na atualidade. Após cruzamento da direita, Osako apareceu nas costas de Javi Martinez e cabeceou no ângulo esquerdo, mas Neuer fez uma ponte incrível e desviou para escanteio.

Já aos 21 minutos, Kessler também fez uma boa defesa após cabeçada. Coman cruzou pela direita e Lewandowski ganhou no alto de Sorensen. Porém o goleiro adversário espalmou para fora.

Com liberdade para avançar, Alaba, mesmo jogando na zaga nesta partida, criou uma boa oportunidade aos 23 minutos. Ele foi avançando pelo meio e bateu de fora da área. Kessler novamente desviou para córner.

Porém aos 25 minutos não teve jeito de Kessler salvar novamente. Após outra cobrança de escanteio e uma triangulação pela esquerda Douglas Costa fez o cruzamento, mas a bola atravessou toda a área. Ela ficou na direita para Vidal que passou para Martínez, livre na pequena área, curtindo uma de centroavante, concluir para gol, o seu primeiro nesta Bundesliga.

A intensidade que não foi vista em vários momentos do campeonato em alguns jogos do Bayern apareceu nesta partida e mesmo com a vantagem o time continuou buscando mais gols. Aos 28 minutos, após lançamento em profundidade, Coman ganhou na corrida da zaga pela direita e bateu para gol. A bola passou por baixo das pernas de Kessler, mas a zaga salvou próximo à linha do gol.

Em 30 minutos de jogo, o Bayern já havia finalizado 12 vezes para o gol (no fim do primeiro tempo foram 14 no total), com 3 cabeçadas e 6 chutes bloqueados, o que dá uma mostra da pressão que o time bávaro exerceu, mesmo atuando fora de casa.

E a maior pressão bávara continuou. Aos 35 minutos Vidal bateu forte de pé direito na entrada da área. Kessler espalmou para o meio da área, mas a defesa afastou.

Mais próximo do fim do primeiro tempo, o ritmo bávaro diminuiu um pouco, Até mesmo o Colônia conseguiu uma finalização à gol, aos 42 minutos com Hoger, mas a bola passou à direita, sem perigo para Neuer.

E assim a primeira etapa terminou sem mais nenhum lance extremamente perigoso, mas com uma superioridade clara do Bayern, traduzida na já tradicional maior posse de bola bávara (65%, contra 35% do adversário).

O segundo tempo começou sem mudanças no Bayern. O Colônia começou querendo pressionar e subir sua marcação pra cima da defesa bávara. Porém aos três minutos tudo mudou (e para o bem do Bayern).

Em um jogo com algumas mudanças no time titular e depois de um gol de Martínez (raridade), outra novidade aconteceu: um gol de Bernat! Após construção da jogada pelo lado direito, Muller abriu a bola na esquerda para o lateral esquerdo espanhol. Ele invadiu a área e bateu forte. A bola desviou em Olkowski e entrou no canto direito de Kessler. Também primeiro gol de Bernat na Bundesliga nessa temporada.

Aos cinco minutos, após virada de bola da direita para esquerda, ela chegou para Douglas Costa. O brasileiro bateu cruzado, mas a bola passou à esquerda do goleiro. Porém ao bater para gol, Douglas sentiu uma contusão e teve de ser substituído logo na sequência. Ribéry entrou em seu lugar, jogando pelo lado esquerdo também.

Após o gol sofrido, o Colônia não conseguiu manter a animação do começo da segunda etapa e o Bayern mais controlou a partida. Outra chance clara de gol aconteceu só aos 19 minutos. Após cobrança de escanteio, Martínez subiu mais que todo mundo e cabeceou forte, mas a bola passou à direita do gol. Até então o Bayern havia levantado 10 vezes a bola na área, o que ressalta a variedade de chances criadas pela equipe nessa partida.

Aos 27 Kimmich entrou no lugar de Vidal, que já tinha cartão amarelo. O jovem coringa bávaro se posicionou mais no meio campo, atuando ao lado de Thiago na contenção.

O Colônia só teve uma chance de gol aos 34 minutos. Após cobrança de falta na direita, Jojic levantou na área e Maroh cabeceou para o chão. A bola desviou em Lahm e foi para escanteio.
Aos 36 minutos Coman foi substituído e Rafinha entrou em seu lugar, na última troca bávara na partida. O brasileiro entrou no meio campo, atuando pelo lado direito.

A superioridade bávara foi bem clara durante a partida. Com 652 passes trocados contra 157 do Colônia e 68% de posse de bola, o Bayern finalizou 20 vezes ao gol adversário, algo que o time não fazia tanto no começo do campeonato. Um avanço do time nas últimas boas atuações que realizou.

Com o jogo controlado, no fim da partida, aos 44 minutos saiu o terceiro gol. Thiago tabelou com Ribéry e lançou Bernat na esquerda. O lateral cruzou para trás e ela caiu nos pés de Ribéry, que bateu forte de perna esquerda, sem chances para Kessler.

E depois do gol, o juiz terminou a partida sem maiores descontos. O Bayern com esse resultado se solidifica na liderança da Bundesliga com 56 pontos, sete a mais que o vice-líder RB Leipzig. O próximo jogo bávaro pela competição nacional será no próximo sábado (11) contra o Eintracht Frankfurt, na Allianz Arena. Antes, na terça (07), vai até Londres enfrentar o Arsenal pela UEFA Champions League.

Ficha técnica

1. FC Köln: Kessler - Sörensen (56' Maroh), Subotic, Heintz, Höger (73' Jojic) - Olkowski, Clemens (63' Rudnevs), Zoller, Rausch - Osako, Modeste.
Banco: Müller - Klünter, Ciftci, Hartel.

FC Bayern: Neuer - Lahm, Javi, Alaba, Bernat, Vidal (73' Kimmich), Thiago, Coman (82' Rafinha), Müller, Douglas Costa (51' RIbéry), Lewandowski
Banco: Ulreich - Hummels, Alonso, Robben

Gols: 0-1 25' Martinez, 0-2 49' Bernat, 0-3 90'' Ribéry

Cartão amarelo: - / Vidal, Bernat

TAGS: Martínez Ribéry Bernat

BUNDESLIGA 2016/17

Classificação Pontos
TABELA COMPLETA

ARTILHEIROS

Jogador Gols
gols
gols
gols
gols

Títulos

Bayern München 24 títulos
Borussia Dortmund 5 títulos
Mönchengladbach 5 títulos
Hamburger 3 títulos
Stuttgart 3 títulos
VER TODOS OS CAMPEÕES

VÍDEOS

ELENCO

Manuel Neuer

Manuel Neuer

  • Posição: Goleiro
  • Número: 1
  • No Bayern desde: Julho/2011
CONHEÇA O ELENCO

FACEBOOK