No retorno da Bundesliga, Bayern garante outra vitória

Jogadores comemoram o gol de Javi Martínez, o primeiro do Bayern em 2018 (Foto/Reprodução: FC Bayern)

Retornando do intervalo de inverno, o Bayern de Munique enfrentou, nessa sexta-feira (12), o Bayer Leverkusen, na Bay-Arena, pela 18ª rodada da Bundesliga e mandou bem. Após período de férias da Bundesliga, a equipe bateu o Leverkusen por 3 a 1 e abriu 14 pontos de distância para o vice, Schalke, que ainda joga na rodada.

Para esse jogo tivemos o retorno de Robben, afastado desde a lesão no jogo contra o Anderlecht, em Novembro do ano passado, e Jupp retornando com Rafinha como lateral direito e poupando Lewandowski, após o mesmo sentir durante o treino. Além disso, Ribery se encontra em um ótimo momento, chegando a fazer um hat-trick no amistoso contra o Großaspach.

 

Na bola parada, Martínez abre o placar 

O jogo iniciou de maneira pouco interessante, com chances tímidas para ambos os times. A formação ofensiva do Leverkusen, porém, propiciou chegadas rápidas e ligações diretas ao time bávaro, que chegava com perigo, mas não finalizava com o cuidado necessário. Além disso, o goleiro Bernd Leno realizou boas defesas e foi crucial quando solicitado.

Ao analisar as estatísticas e os gols sofridos pelo Leverkusen ao longo deste campeonato, fica claro que a maior parte destes ocorreu em cobranças de bolas paradas, e o Bayern soube se aproveitar disso. As melhores chances da equipe da Baviera ocorreram em cobranças de faltas. Vidal, um dos melhores jogadores da partida, além de cuidar da zaga, aproveitou a cobrança de uma falta e de um escanteio para testar o goleiro Leno. Embora não tenha feito o gol, o chileno executou duas boas finalizações.

As rápidas ligações defesa-ataque continuaram sendo o rascunho do jogo até que, aos 32’, numa cobrança de escanteio de Robben, Javi Martínez abriu o placar, após um posicionamento oportuno na área e uma finalização melhor que a de muito centroavante. Martinez também teve outra oportunidade muito parecida, mas a bola passou raspando a trave.

Apesar de responder com igualdade para o time bávaro, no início do jogo, os mandantes  não conseguiram criar nenhuma chance real de gol durante toda o restante do primeiro tempo.

 

Mesmo sofrendo pressão, Bayern garante a vitória

Para a etapa complementar, Bayern iniciou nitidamente melhor no jogo e dominando a partida, com jogadas criativas e marcando presença na área do Lerverkusen; o gol não vinha, pois Leno crescia a cada finalização e mostrava gana nas defesas. Apesar dessa superioridade bávara, o time dono da casa também buscou seu gol e teve chances interessantes, como um chute bem colocado de Bailley que “beijou” o travessão.

Mas os bávaros buscavam seu segundo gol, talvez até para mudar o retrospecto de vitórias magras nas últimas rodadas, e ele veio: aos 59’, numa aula de contra-ataque, James Rodriguez deu passe incrível para Ribéry, que mandou a bola pro fundo da rede. 2 a 0.

 

Aos 71’, Volland aproveitou o mau posicionamento da defesa bávara para abrir o placar, numa finalização quase indefensável para Ulreich. A partir daí, o Bayer Leverkusen aproveitou o cansaço físico do time de Munique pra pressionar e buscar o gol de empate. Foram muitas as oportunidades, porém o time de Munique soube administrar o time e manter o placar.

O jogo acabaria nessa insistência do Leverkusen se, aos 91’, James Rodríguez não tivesse, numa cobrança espetacular de falta, feito o terceiro gol da equipe bávara no jogo e liquidado a fatura.

O próximo compromisso do Bayern será no sábado (21), quando enfrentará, na Allianz Arena, o Werder Bremen. Ainda com uma vantagem considerável, fica a necessidade da equipe bávara de melhorar seu rendimento no segundo tempo, dificuldade evidente quando analisamos os últimos jogos da equipe.

 

FICHA TÉCNICA

 

Local: Bay-Arena, Leverkusen;

 

FC Bayern: Ulreich; Rafinha; Süle; Boateng; Alaba; James; Martinez; Vidal; Robben (65’ – Coman); Müller (92’ – Tolisso); Ribery (78’ - Wagner); Técnico: Jupp Heynckes.

Bayer Leverkusen: Leno; Tah; S. Bender; Wendell; Havertz; L. Bender; Kohr (64’ – Alario); Bellarabi (60’ - Henrichs); Bailey; Volland; Brandt (77’ – Mehemedi); Técnico: Heiko Herrich.

 

Gols: Martínez (32’); Ribery (59’); Volland (71’); James Rodríguez (91’);

 

Cartões: Voland (10’ – Amarelo); Bellarabi (15’ – Amarelo); Müller (27’ - Amarelo); Rafinha (43’ - Amarelo);



TAGS: Bundesliga Bayer Leverkusen

BUNDESLIGA 2017/18

Classificação Pontos
1 Bayern München 75
2 Schalke 04 55
3 Bayer Leverkusen 51
4 Borussia Dortmund 51
TABELA COMPLETA

ARTILHEIROS

Jogador Gols
Lewandowski 14 gols
Aubameyang 11 gols
Kevin Volland 9 gols
Finnbogason 8 gols

Títulos

Bayern München 27 títulos
Borussia Dortmund 5 títulos
Mönchengladbach 5 títulos
Hamburger 3 títulos
Stuttgart 3 títulos
VER TODOS OS CAMPEÕES

VÍDEOS

ELENCO

Katharina Baunach

Katharina Baunach

  • Posição: Meio-campo
  • Número: 6
  • No Bayern desde: Julho/2006
CONHEÇA O ELENCO

FACEBOOK